Segunda-feira, Maio 29, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Eu é mais Grupo TUI

    Contos impopulares [i]

    A “bala de prata” para a redução de emissões

    Slots: o que são e porque se fala tanto deles?

    Air Atlantis, 30 anos depois

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Eu é mais Grupo TUI

    Contos impopulares [i]

    A “bala de prata” para a redução de emissões

    Slots: o que são e porque se fala tanto deles?

    Air Atlantis, 30 anos depois

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ferrovia deve ser prioridade no pós-Covid-19

por T&N
22/04/2020
em Ferroviário, Mobilidade
3
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O investimento na ferrovia, como elemento central do sistema europeu de transportes, deverá ter prioridade nos pacotes de estímulo económico no pós-Covid-19.

Locomotive

A Comunidade dos Caminhos-de-Ferro Europeus (CER) e a União das Indústrias Ferroviárias Europeias (UNIFE) enviaram uma carta conjunta ao vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, à comissária de Transportes, Adina Valean, e à comissária europeia da Coesão e Reformas, a portuguesa Elisa Ferreira, na qual defendem uma maior consideração da ferrovia na revisão do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) para o próximo período orçamental da UE.

Assinada pelo director-executivo da CER, Libor Lochman, e pelo director-geral da UNIFE, Philippe Citroën,  a missiva solicita que “o QFP pós-Covid-19 não regresse ao status quo e que as ambições do Acordo Verde Europeu não sejam esquecidas”. É ainda sublinhado que “as acções políticas precisam garantir” a existência de transportes de baixas emissões de passageiros, de mercadorias e urbanos.

UNIFE e CER destacam, em concreto, que o Mecanismo Interligar Europa (CEF), fundos estruturais e o programa Horizonte Europa “precisam de garantir a abordagem correcta para o transporte nos próximos anos”. As associações advogam que expansão do orçamento do CEF II fornecerá “recursos para alcançar uma rápida transição para uma mobilidade sustentável e verde”. A carta salienta que o investimento da UE em infra-estrutura ferroviária “beneficia a sociedade europeia como um todo”.

 

Notícias Relacionadas

Transportes com 56 reclamações/dia no segundo semestre de 2016
Ferroviário

Ferrovia perdeu 26 mil milhões com a Covid

29/01/2021
Contas da Fret SNCF na mira do regulador francês
Ferroviário

Companhias ferroviárias querem portagens obrigatórias para camiões

02/03/2016
A seguir
Figueira da Foz com recorde de 2,15 milhões de toneladas

Porto da Figueira da Foz estreia a JUL

Comentários 3

  1. Helder Almeida says:
    3 anos atrás

    Será que, infelizmente, é necesário o pós covid-19 abrir as “mentes brilhantes” dos decisores políticos portugueses para os beneficios de uma ferrovia decente dentro do território e que ligue Portugal à Europa, não só a Espanha, para além da “pobreza franciscana” prevista para a década 2020/2030? oxalá…

  2. luis pereira says:
    3 anos atrás

    Portugal tem apenas 10 comboios Alfa para 10 milhões de habitantes o que dá o rácio mais baixo de toda a Europa / UE, 1 milhão habitantes por comboio rápido com 25 anos já os Intercidades têm 50 anos, a ligação a Madrid para mercadorias e para passageiros lá para 2030, é 1 vergonhja

  3. luís pereira says:
    3 anos atrás

    … 1 comboio para 1 milhão de habitantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Candidatos à SATA Internacional têm mais tempo

Candidatos à SATA Internacional têm mais tempo

26/05/2023
Alcont cria parque de contentores em Setúbal

Alcont cria parque de contentores em Setúbal

26/05/2023
APM Terminals investiu 47 milhões em Barcelona

Contentores penalizam portos espanhóis

26/05/2023
Santos e Vale tem casa nova em Coimbra

Santos e Vale tem casa nova em Coimbra

26/05/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist