O investimento na ferrovia, como elemento central do sistema europeu de transportes, deverá ter prioridade nos pacotes de estímulo económico no pós-Covid-19.

A Comunidade dos Caminhos-de-Ferro Europeus (CER) e a União das Indústrias Ferroviárias Europeias (UNIFE) enviaram uma carta conjunta ao vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, à comissária de Transportes, Adina Valean, e à comissária europeia da Coesão e Reformas, a portuguesa Elisa Ferreira, na qual defendem uma maior consideração da ferrovia na revisão do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) para o próximo período orçamental da UE.
Assinada pelo director-executivo da CER, Libor Lochman, e pelo director-geral da UNIFE, Philippe Citroën, a missiva solicita que “o QFP pós-Covid-19 não regresse ao status quo e que as ambições do Acordo Verde Europeu não sejam esquecidas”. É ainda sublinhado que “as acções políticas precisam garantir” a existência de transportes de baixas emissões de passageiros, de mercadorias e urbanos.
UNIFE e CER destacam, em concreto, que o Mecanismo Interligar Europa (CEF), fundos estruturais e o programa Horizonte Europa “precisam de garantir a abordagem correcta para o transporte nos próximos anos”. As associações advogam que expansão do orçamento do CEF II fornecerá “recursos para alcançar uma rápida transição para uma mobilidade sustentável e verde”. A carta salienta que o investimento da UE em infra-estrutura ferroviária “beneficia a sociedade europeia como um todo”.
Será que, infelizmente, é necesário o pós covid-19 abrir as “mentes brilhantes” dos decisores políticos portugueses para os beneficios de uma ferrovia decente dentro do território e que ligue Portugal à Europa, não só a Espanha, para além da “pobreza franciscana” prevista para a década 2020/2030? oxalá…
Portugal tem apenas 10 comboios Alfa para 10 milhões de habitantes o que dá o rácio mais baixo de toda a Europa / UE, 1 milhão habitantes por comboio rápido com 25 anos já os Intercidades têm 50 anos, a ligação a Madrid para mercadorias e para passageiros lá para 2030, é 1 vergonhja
… 1 comboio para 1 milhão de habitantes …