Cerca de dois mil euros é o custo de uma viagem ida-e-volta de um conjunto tractor-semi-reboque, e respectivo motorista, entre Portimão e Funchal, a bordo do ferry da Naviera Armas, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Luís Branco, representante da companhia espanhola.
No ano passado foram “cerca de 2 000” os pesados transportados a bordo do “Volcán de Tijarafe”, o navio que desde Junho 2008 assegura esta “Auto-estrada do Mar” entre o Continente e a Madeira. A esses haverá que somar “12 900 viaturas”, sendo que, assim, a taxa de ocupação do navio rondou os “95%”, ainda de acordo com o agente de navegação.
Este fim de semana Portimão e Funchal puderam já ver um navio igual ao que, “a partir de Julho ou Agosto”, substituirá o “Volcán de Tijarafe”. O “Volcán de Teide”, irmão gémeo do “Volcán de Tinamar”, que a partir de agora operará entre Huelva e as Canárias, realizou uma viagem experimental, que serviu para testar a operação.
O “Volcán de Tinamar” oferecerá uma capacidade de cerca de “2 000 metros lineares” de carga (“mais 700 metros” que o navio actual), para “355 automóveis e 107 trailers”, além de poder transportar “1 457 passageiros, mais 500” que agora, em melhores condições de conforto e mas rapidamente: pode navergar a 26 nós/hora.
O novo navio, construído como os demais nos estaleiros galegos, deverá entrar ao serviço em Julho ou Agosto. E apesar do aumento da capacidade, Luís Branco prevê “uma ocupação perto dos 100% em 2011”.
Por resolver está o diferendo que opõe a Naviera Armas ao IPTM a propósito do transporte de semi-reboques desacompanhados. “Actualmente, por instrução do IPTM, não permitem à linha transportar apenas o semi-reboque, o que foi contestado pelo armador, estando a questão em tribunal”, concluiu Luís Branco.