No âmbito do prolongamento da concessão do “comboio da Ponte”, a Fertagus vai aumentar substancialmente a oferta de capacidade de transporte entre Setúbal e Lisboa, já a partir de 15 de Dezembro.
Já se sabia que a concessão da Fertagus tinha sido prolongada em seis anos e seis meses, em jeito de compensação pelos prejuízos sofridos durante a pandemia. Agora ficou a saber-se que a operadora irá lançar comboios a cada 20 minutos entre Setúbal e Lisboa, todos os dias, com isso beneficiando os passageiros das 14 estações compreendidas no trajecto.
Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas fala de um aumento da oferta de 73% nos dias úteis e de 172% aos fins de semana.
“Os novos horários irão garantir igualmente o reforço das ligações nas estações de Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide e Palmela”, acrescenta o ministério de Miguel Pinto Luz, que refere ainda o caso de Coina, onde “aos fins de semana e feriados [a frequência passará] de 30 em 30 minutos para 20 em 20 minutos”.
A concessão da Fertagus iniciou-se em Julho de 1999, então com um prazo de 30 anos. No entretanto, vicissitudes várias motivaram que o prazo fosse encurtado e prolongado. A última alteração aconteceu em 2019. Com a prorrogação agora decidida, a duração total do contrato acabará por ficar cerca dos 30 anos inicialmente previstos.
Nos 25 anos que leva de operação (cumpridos em Julho passado), a Fertagus transportou 498 milhões de passageiros e percorreu 51 milhões de quilómetros.
O serviço da Fertagus liga Lisboa (estação Roma-Areeiro) a Setúbal, numa distância de 54 quilómetros.
O que Lisboa precisa efetivamente é que o serviço da Fertagus permita ligar o Sul ao Norte para de forma definitiva melhore o serviço público para a qualidade de vida dos lisboetas corresponda às expetativas criadas há décadas. É URGENTE !
A Fertagus tem que URGENTEMENTE chegar à gare do Oriente. De que espera o governo atual ?
É urgentíssimo acelarar as obras ferrovíârias do PRR para ampliar linha de Cintura que passa na ponte 25 de Abril / O. Salazar e é URGENTE vir a chegar à estação do Oriente e à linha do Norte !