A russa FESCO lançou o Fesco Moscow Shuttle Exress (FMS-Express), um novo serviço ferroviário de mercadorias entre Vladivostok – Moscovo – Vladivostok.
Este serviço, que se integra no projecto dos caminhos de ferro russos baptizado de Trans-Siberian in Seven Days, de melhoria operacional e redução dos tempos de viagem, opera na linha trans-siberiana e tem um tempo de trânsito de sete dias.
O primeiro FMS-Express chegou a Vladivostok no dia 30 de Janeiro, e no sentido contrário chegou a Moscovo a 3 de Fevereiro. A ligação de Vladivostok à capital russa já existia; o percurso contrário é uma novidade.
Os sete dias de tempo de trânsito (oito incluindo movimentação das mercadorias em terminal) comparam com os 11 dos serviços antes propostos na mesma rota, fruto da melhoria da velocidade comercial, de 830 quilómetros para mais de 1000 quilómetros por dia.
A frequência de partidas do serviço, a partir de Moscovo e de Vladivostok, é semanal. Mas a FESCO tem intenção de aumentar, em breve, o número de composições.
A FESCO (ou FESCO Transportation Group é uma companhia pública, líder na logística e transportes na Rússia, com especial incidência nas regiões mais orientais do país. A empresa explora o porto de Vladivostk e aposta na utilização da rede trans-Siberiana para expandir o seu hinterland até à Rússia continental e países asiáticos vizinhos.