Segunda-feira, Março 27, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Figueira da Foz espera 25 milhões de investimentos

por T&N
13/06/2022
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O porto da Figueira da Foz deverá receber nos próximos anos investimentos de 25 milhões de euros, anunciou a presidente da administração portuária.

Fátima Lopes Alves falava no workshop “A intermodalidade no porto da Figueira da Foz”, promovido conjuntamente pelo TRANSPORTES & NEGÓCIOS e pela Intermodal Portugal. De acordo com a responsável, as fichas dos investimentos no porto da foz do Mondego, no âmbito do PT2030, já terão sido aprovadas.

À cabeça dos investimentos está a melhoria das acessibilidades marítimas, um velho anseio de toda a comunidade portuária e que, caso único, será co-financiada pelos operadores da Figueira da Foz. Mas as melhorias não se ficarão por aí. A modernização do sistema VTS, o abastecimento de energia eléctrica aos navios a partir de terra e a descarbonização das operações são outras prioridades de investimento contempladas.

Se tudo correr normalmente, os investimentos estarão concluídos até 2025, adiantou a presidente do porto da Figueira da Foz, lembrando que esse é o prazo previsto na calendarização fixada.

No entretanto, os operadores portuários continuam a investir. A Operfoz, representada no workshop por Susana Pinho, concluiu recentemente um novo armazém no porto e está envolvida no desenvolvimento de uma plataforma rodo-ferroviária que será a mais próxima da infra-estrutura portuária. E a Yilport, disse-o Diogo Marecos, está também a melhorar a capacidade de movimentação de cargas.

Disposta a fazer mais, até porque o mercado lho pede, estará também a Wec Lines, que mantém o único serviço regular de contentores na Figueira da Foz. O problema, lembrou José Valente, é a impossibilidade prática de operar ali com navios de maiores dimensões.

Luís Vasconcelos, falando em nome dos carregadores, reconheceu as melhorias verificadas e sublinhou a importância do porto figueirense para o abastecimento e o escoamento da produção das empresas da região. A propósito de intermodalidade, sugeriu o aproveitamento da auto-estrada marítima que liga os portos do continente para retirar camiões da estrada, com ganhos económicos e ambientais.

Apesar das limitações existentes, o porto da Figueira da Foz deu provas de grande resiliência, ao serviço da economia local e regional durante todo o período pandémico, e nos primeiros cinco meses do ano corrente acumulou um crescimento homólogo de 19%.

Apesar de receber apenas de navios de menores dimensões, a produtividade é elevada, com as operações de carga e descarga a representarem menos de um terço do tempo total da escala, destacou Susana Pinho. Precisamente para reduzir os tempos de espera, o serviço de pilotagem nocturna já está disponível on demand, sublinhou Fátima Lopes Alves.

 

Notícias Relacionadas

CMA CGM multiplica escalas em Lisboa

CMA CGM multiplica escalas em Lisboa

20/03/2023
Yilport inaugura terminal de Alcântara

Yilport Liscont ganha serviço da Hapag-Lloyd

08/03/2023
Yilport entra no porto croata de Šibenik
Marítimo

Yilport entra no porto croata de Šibenik

22/02/2023
A seguir
Santos e Vale instala-se em Faro

Santos e Vale instala-se em Faro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Tramesa quer AE ferroviária para Portugal

UE falha no transporte intermodal

27/03/2023
H2.City Gold da CaetanoBus testado na Irlanda

CaetanoBus vende dez H2.City Gold à EMT Madrid

27/03/2023
Rede Expressos com promoções e novos autocarros

Rede Expressos com promoções e novos autocarros

27/03/2023
“Novo” Alfa pendular da CP inicia hoje o serviço

Ambientalistas defendem aposta no comboio

27/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist