O estaleiro italiano Fincantieri anunciou ter chegado a um acordo de princípio com o governo francês sobre a aquisição do concorrente STX France. O secretário de Estado e da Indústria de Paris, Christophe Sirugue, confirmou os avanços.

Fincantieri

O acordo prevê que a Fincantieri adquira uma participação de 48% na STX France, com o Estado francês a manter a participação de 33% que detém estaleiro. A Fondazione CR Trieste apoiará o acordo como investidor independente, assumindo uma participação de 7% no estaleiro, enquanto a francesa DCNS ficará com os restantes 12%.

Está, além disso, previsto no protocolo que a Fincantieri se mantenha como accionista minoritário na empresa de Saint-Nazaire por um período de pelo menos oito anos.

“Este acordo também confirma a longa e frutuosa colaboração da Fincantieri no segmento naval com a companhia francesa DCNS. A Fincantieri continuará a trabalhar com as suas contrapartes para negociar e concluir os acordos finais “, refere o comunicado do estaleiro italiano.

Integrada no grupo sul-coreano STX Offshore and Shipbuilding, a STX France foi colocada à venda depois de, em Maio de 2016, problemas financeiros terem levado o conglomerado asiático a solicitar uma reestruturação judicial.

 

Comments are closed.