Segunda-feira, Outubro 2, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Flixbus e AV Feirense lançam Expresso 100% eléctrico

por T&N
08/06/2022
em Mobilidade
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O primeiro autocarro Expresso 100% eléctrico em Portugal está desde ontem a operar entre o Porto e Bragança, operado pela AV Feirense para a Flixbus.

Quatro anos volvidos sobre as primeiras experiências em França, Alemanha e EUA, a Flixbus “traz” para Portugal o primeiro autocarro de longa distância 100% eléctrico, propriedade da Auto Viação Feirense, operador privado que foi dos primeiros a investir forte na mobilidade eléctrica em autocarro.

O autocarro em causa, da chinesa Yutgong, tem uma lotação de 47 passageiros e uma autonomia de 350 quilómetros (Porto e Bragança distam pouco mais de 200 quilómetros). O tempo de carregamento das baterias ronda as três horas.

O lançamento deste primeiro serviço contou com a colaboração da Câmara Municipal de Bragança, “nomeadamente no apoio ao carregamento” do autocarro eléctrico, referiu a Flixbus em comunicado. O percurso contempla paragens intermédias em Amarante e Vila Real.

Para as próximas semanas anuncia-se mais uma novidade: o arranque da operação do primeiro autocarro de longo curso equipado com painéis solares na ligação entre Lisboa e Madrid.

A Flixbus chegou a Portugal em 2019 e começou a operar nas ligações domésticas no ano seguinte. Hoje liga cerca de 300 destinados nacionais. A frota ao serviço da empresa (propriedade de parceiros privados, como a AV Feirense), garante, tem uma idade máxima de quatro anos e cumpre com as normas de emissões Euro VI.

O lançamento do primeiro “Expresso” 100% eléctrico foi aproveitado por Pablo Pastega, director-geral da Flixbus para Portugal e Espanha, para sublinhar o papel dos serviços de autocarros na mobilidade das populações, lembrando que em 2019 foram assim transportados 6,6 milhões de passageiros (contra 6,7 milhões nos comboios intercidades e de longo curso), em particular retirando automóveis das estradas.

“Temos consciência que somos o parente pobre da mobilidade em Portugal, mas felizmente isso está a mudar.  (…) No dia de ontem [segunda-feira] tivemos 52 viagens na ligação entre Lisboa e Porto. São cerca de 2 500 lugares considerando os dois sentidos. Isto significa que, em teoria, e só nesta ligação de Lisboa ao Porto, estamos a tirar mais de 2 000 carros particulares das estradas. Um autocarro da FlixBus emite até seis vezes menos CO2 e transporta 10 ou 12 vezes mais pessoas. É para isto que temos de olhar”, referiu o responsável, citado no comunicado.

Pablo Pastega deixou ainda a crítica, recorrente, ao facto de não ser dado à operadora “acesso a terminais de várias cidades importantes, e não creio que isso seja benéfico ou confortável para o passageiro”.

Notícias Relacionadas

Barraqueiro investiu 52 milhões em autocarros eléctricos
Mobilidade

Barraqueiro investiu 52 milhões em autocarros eléctricos

21/09/2023
Mobilidade

Sindicato denuncia exploração de estrangeiros

11/08/2023
Flixbus reforça presença no mercado nacional
Mobilidade

Flixbus estreia linha nocturna em Portugal

12/07/2023
A seguir
Cabo Verde Connect voará em Dezembro

CE aprovou plano de reestruturação da SATA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Carris vai investir 170 milhões em frota

Carris vai investir 170 milhões em frota

22/09/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Açores esperam 58 cruzeiros até final do ano

22/09/2023
Renfe Mercancías perdeu 20,9 milhões até Junho

Espanha incentiva ferrovia com 26 milhões

22/09/2023
UNIR é a nova marca dos transportes na AMP

AM Porto adia arranque da UNIR para Dezembro

22/09/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist