A FlixMobility, proprietária da FlixBus e da FlixTrain, anunciou que em 2020 vai lançar uma marca de carpooling, denominada FlixCar.
O grupo alemão começou a operar os primeiros serviços de autocarro (FlixBus) em 2013, entrando no ano passado na operação ferroviária (FlixTrain). A FlixCar será, portanto, complementar.
A FlixMobilty não revelou o investimento na nova companhia, mas a “Reuters” avançou valores na ordem dos 500 milhões de euros.
“A FlixCar é o próximo passo lógico na expansão da nossa rede para permitir que mais pessoas viajem. Em média, a taxa de ocupação dos carros é de apenas 1,5 pessoas por veículo. O carpooling é uma óptima maneira de partilhar os custos de combustível e reduzir o impacto no clima”, indica, em comunicado, o CEO e co-fundador da FlixMobility, Jochen Engert.
A FlixMobility pretende, também, fortalecer a rede FlixTrain na Europa, aproveitando a liberalização dos mercados de passageiros em 2020. A companhia solicitou às autoridades francesas e suecas a abertura de serviços.
O grupo alemão propõe-se, além disso, expandir a operação na América do Norte, onde está desde 2018, e alargar a presença aos mercados da América do Sul e Ásia ainda em 2020.
A FlixMobility, que se define como um fornecedor de mobilidade, transportou 45 milhões de pessoas em autocarro e comboio no ano passado, com mais de 300 parceiros independentes. Em média realizou mais de 350 mil ligações diárias para mais de dois mil destinos.