Quatro vezes por dia, a Flixbus liga agora as cidades da Guarda e de Viseu ao aeroporto do Porto.
A nova linha doméstica da Flixbus passa por Aveiro e Albergaria-a-Velha, que assim se torna a 53.ª cidade a integrar a rede portuguesa da operadora.
“Esta linha resulta da nossa estratégia de reforçar as ligações directas aos aeroportos nacionais, de forma a facilitar as viagens de ligação a todos os que vão viajar de avião. Acreditamos que, com boas soluções de mobilidade partilhada, as pessoas que vão para os aeroportos possam deixar o carro em casa e optar pelo transporte colectivo”, justifica Pablo Pastega, director-geral da Flixbus para Portugal e Espanha.
O objectivo é “continuar a expandir a rede e a oferecer viagens económicas, confortáveis e sustentáveis a cada vez mais portugueses”, acrescenta, em declarações ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
A Flixbus começou a operar em Portugal em 2017, então apenas com ligações internacionais a Espanha e França. Em 2020, entrou no mercado doméstico. Hoje serve 53 cidades no país e 107 além-fronteiras
Crescimento global de 30% em 2023
No ano passado, a Flixbus SE, a holding do grupo, superou pela primeira vez os dois mil milhões de euros de receitas a nível global, resultado de um crescimento homólogo de 30% (acima das expectativas, que apontavam para um aumento de 25%). O número de passageiros atingiu os 81 milhões.
O EBITDA ajustado atingiu os 104 milhões de euros (mais 97 milhões que em 2022) e a margem de EBITDA atingiu os 5,2%.
Na Europa, o mercado mais maduro, o volume de receitas cresceu 46% para 1 186 milhões de euros, com o número de passageiros a atingir os 55 milhões (mais 41%). No ano passado, a Flixbus alargou as operações à Finlândia e à Grécia.
Já na América do Norte, as receitas aumentaram 11% para 615 milhões de euros, resultado de uma subida de 36% no número de passageiros (12 milhões).
Ainda no ano passado, a Flixbus entrou no Chile, e já este ano (em Fevereiro) começou a operar na Índia (o maior mercado de autocarros do mundo).
Os resultados consolidados da Flixbus integram a FlixBus, a FlixTrain, a Greyhound (América do Norte) e a Kamil Koç (Turquia).