O porto das Lajes das Flores recebeu hoje a primeira escala do Malen, o navio contratado pelo Governo Regional dos Açores para abastecer a ilha.

Nesta sua primeira escala nas Flores, o Malena transportou 60 contentores de 20 pés e 15 de 40 pés, cheios, além de oito viaturas e outra carga transportada em ‘flats’, bem como 11 contentores vazios para transporte de gado.

O Malena, com cerca de 87 metros de comprimento e quatro metros de calado, chegou na passada quinta-feira a Ponta Delgada, onde recebeu a carga com destino às Flores, tendo saído às 18 horas de domingo. A partir de agora, o navio fará escalas semanais nas Flores.

Em Outubro, o furacão Lorenzo destruiu o porto das Lajes das Flores, praticamente inviabilizando o abastecimento da ilha por via marítima. O envio de mercadorias apenas tem sido possível com o auxílio da Marinha e com recurso à via aérea.

A reconstrução do porto está orçada em 190 milhões de euros. Hoje mesmo, a Portos dos Açores anunciou a adjudicação dos trabalhos de levantamento topo-hidrográfico, geológico e geotécnico do porto, para preparação dos projectos de reconstrução.

Comments are closed.