O arranque do network da Premier Alliance (ex-THE Alliance) está previsto para 2 de Fevereiro, assim a norte-americana FMC veja entretanto as suas dúvidas esclarecidas.
A ONE, HMM e Yang Ming, que integram a Premier Alliance, anunciaram finalmente a sua proposta de network e as datas das primeiras saídas. A oferta da sucessora da THE Alliance (ainda em vigor, e que integra ainda a Hapag-LLoyd, de saída para a Gemini Cooperation com a Maersk) integrará no arranque 24 serviços: seis no Ásia – Norte da Europa, quatro no Ásia – Mediterrâneo, seis no Ásia – Pacífico Sudoeste, dois no Ásia – Pacífico Noroeste, quatro no Ásia – Costa Leste da América do Norte e um no Ásia – Médio Oriente / Mar Vermelho.
A informação disponibilizada continua a contemplar as duas hipóteses de navegação pelo Canal do Suez e pelo Canal da Boa Esperança.
A nova oferta será inaugurada no próximo 2 de Fevereiro, com a partida do MSC Venice do porto de Xingang, no âmbito do serviço MD3, no Ásia – Mediterrâneo. A primeira saída no Ásia – Norte da Europa deverá acontecer a 4 de Fevereiro, com o ONE Henry Hudson a zarpar do porto de Shimizu.
O arranque das operações poderá, todavia, ser comprometido pelas dúvidas de última hora apresentadas pela FMC norte-americana, sobre os potenciais impactos da aliança na concorrência.
O anúncio do pedido de esclarecimentos foi feito na passada sexta-feira e hoje mesmo arrancou um período de consulta pública de duas semanas. A FMC terá ainda 45 dias a partir do momento em que receba os esclarecimentos solicitados para decidir sobre a sua conformidade com as regras em vigor.
No entretanto, a THE Alliance prossegue as suas operações.