São já 500 as empresas – agentes de navegação e shipbrokers – certificadas de acordo com os Quality Standards da FONASBA. Em Portugal contam-se 14.

No ano em que comemora 50 anos de existência, a FONASBA (Federação de Associações Nacionais de Agentes de Navegação e Shipbrokers) acaba de atingir a marca de 500 empresas filiadas nos seus membros certificadas de acordo com os Quality Standards (FQS).

A FONASBA tem 50 anos, mas os FQS foram lançados apenas em 2007/2008. Hoje chegam já a 35 países e mais deverão juntar-se-lhes nos próximos tempos, confia a organização.

Os FQS foram instituídos com o objectivo de provar e demonstrar ao mercado que as empresas assim certificadas cumprem apertados critérios de profissionalismo, idoneidade, solvabilidade, formação profissional, etc..

As empresas que alcançam os FQS são, por isso, sujeitas a auditorias regulares pelas associações nacionais que integram, para verificar o continuado cumprimento dos critérios fixados a nível mundial.

A propósito da marca das 500 empresas certificadas, o presidente da FONASBA, Aziz Mantrach, citado em comunicado da organização, disse da sua satisfação, mas sobretudo apelou a que mais associações nacionais motivem os seus membros a aderir ao sistema, de modo a que os FQS se estendam pelos 62 países de todo o mundo em que a FONASBA está representada.

Comments are closed.