A FONASBA completou ontem 50 anos de vida. A festa, porém, só acontecerá em Outubro, no Anual Meeting, em Miami. EUA.

Em 50 anos, a Federação de Associações Nacionais de Ship Brokers e Agentes (FONASBA) passou de 11 membros, todos europeus, para 62 associadas, de outros países, dos cinco continentes, dos quatro cantos do mundo. Juntas representam mais de 5 000 empresas, entre muito pequenas e muito grandes.

Sinal dos tempos, a organização é presidida por um marroquino, Aziz Mantrach.

A celebração oficial do 50.º aniversário será feita sob o lema “Celebrando o nosso passado, Inspirando o nosso futuro”.

E, de facto, ao longo de 50 anos, a FONASBA ganhou um lugar de destaque na cena internacional do sector, de que é exemplo o reconhecimento da ECASBA (presidida por António Belmar da Costa) pela Comissão Europeia.

Mas também é notória a intenção de preparar o futuro, de que é exemplo o Quality Standard, introduzido em 2007, ou o FONASBA Agent Diploma, o prémio Young Ship Agent or Ship Briker (ganho por Filipe Martins em 2018) ou ainda, agora mesmo, o programa SAILNET, em que a AGEPOR também se encontra envolvida.

No comunicado emitido a propósito do 50.º aniversário, Aziz Mantrach, presidente da organização, sublinhou os progressos alcançados e os desafios de manter a trajectória ascendente, em termos de representatividade, influência no sector marítimo global e prestação de serviços de qualidade aos associados.

 

Tags:

Comments are closed.