A Volvo foi a marca de camiões mais vendida em Portugal em 2022, mas a notícia é mesmo o terceiro lugar alcançado pela Ford.
Em Dezembro, matricularam-se em Portugal 585 camiões, segundo a ACAP. Um crescimento homólogo de 77,3% que permitiu reduzia 4% as perdas acumuladas em 2022 face a 2021: 4 095 matrículas contra 4 264.
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Os números do último mês em nada influenciaram os dois primeiros lugares do top de vendas de camiões em Portugal, que já estavam garantidos pela Volvo e pela Mercedes-Benz. A marca sueca terminou o ano com 768 matrículas (fez 64 em Dezembro), e a marca germânica somou 608 (73 no último mês).
A expectativa residia, sim, na definição da terceira marca mais vendida. A Renault Trucks matriculou 89 pesados de mercadorias em Dezembro, contra apenas 54 da Ford, mas ainda assim a marca da oval garantiu o último lugar do pódio, com um total de 478 registos, mais sete que a insígnia francesa.
A Ford, chegou ao mercado no último trimestre de 2019. Na altura, Bruno Oliveira, o director-geral da marca, em declarações ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, apontou o objectivo de chegar aos 5% de quota de mercado num horizonte de cinco anos. Conseguiu-o ao final de dois, e ao terceiro mais do que duplicou esse valor para 11%.
A Iveco foi a marca mais vendida em Dezembro, com 124 matrículas. A DAF foi a que cresceu mais (333,3%), mas ficou-se peloas 39. A Scania foi a única em terreno negativo: perdeu 36,8%, com 24 unidades.
No final do ano, a Scania, com 462 registos, ficou atrás da Renault Trucks e à frente da Iveco (403), DAF (287), MAN (257), Fuso (223) e Isuzu (136).
Traduzindo em quotas de mercado, a Volvo garantiu 18,8%, a Mercedes 14,9%, a Ford 11,7%, a Renault 11,5%, a Scania 11,3%,…
Em termos de ganhos e perdas face a 2021, a Ford destacou-se nos ganhos, com um crescimento de 102,5%, seguida, à distância, pela Volvo (+44%). DAF (-60,1%) e MAN (-52%) foram as maiores perdedoras.