Os comerciais híbridos plug-in (PHEV) serão a opção mais prática já disponível para as companhias que tentam cumprir as metas de ar limpo nas cidades, avança a Ford.

Os veículos híbridos são a melhor solução para as zonas de  emissões zero

A conclusão da Ford surge três meses após a introdução das Zona de Ultra-baixas Emissões de Londres e depois de um ano de testes do construtor com veículos híbridos na capital do Reino Unido com veículos PHEV.

Os testes – que receberam um subsídio de cerca de 5,2 milhões de euros do Advanced Propulsion Centre, com fundos cedidos pelo governo do Reino Unido – consistiram na utilização de 20 furgões Ford Transit Custom Plug-In Hybrid ao longo de 240 mil quilómetros, num período de 12 meses. A experiência teve como objectivo testar se as empresas poderiam realizar as habituais operações diárias dos seus veículos a gasóleo e, simultaneamente, maximizar a utilização do modo eléctrico nas zonas de emissões zero.

As entidades que participaram nos testes – Addison Lee Group, Autoglass, British Gas, Clancy Plant, DPD, Aeroporto de Heathrow, Interserve, Mears Group, Metropolitan Police, M Group Services, RNLI, Royal Mail, Speedy Hire, Sky, Transport for London e Vodafone – constituem uma amostra significativa das empresas sediadas na cidade, e que integraram as Transit Custom Plug-In Hybrid nas suas operações diárias.

Durante os testes, 75% da quilometragem, no centro de Londres, e 49% na área da Grande Londres foi efectuada com recurso a propulsão 100% eléctrica. Os resultados destacam que, mesmo sem uma rede de carregamento de veículos eléctricos totalmente implementada, os furgões híbridos foram capazes de reduzir drasticamente as emissões de gases de escape no centro da cidade, utilizando, quando necessário, a flexibilidade de um extensor de autonomia a gasolina para completar as deslocações mais longas.

75% do tráfego de mercadorias

Durante um dia normal de utilização, os veículos comerciais que circulam em Londres fazem 280 mil deslocações, que totalizam 13 milhões de quilómetros, um número que tende a aumentar. Só no centro de Londres, durante as horas de ponta, os furgões representam 75% do tráfego de mercadorias, com mais de sete mil veículos por hora a circular nos períodos mais congestionados.

“A mobilidade livre de emissões é essencial para o futuro das nossas cidades e dos seus cidadãos, mas sabemos que temos ainda de enfrentar diversos obstáculos na mudança para a electrificação. Sabemos também que as empresas ainda têm preocupações legítimas sobre a autonomia dos veículos totalmente eléctricos, bem como a sua rentabilidade e a sua fiabilidade. Estes testes ajudaram a Ford e os seus clientes a perceber em que medida os veículos PHEV podem contribuir para alcançar metas de qualidade de ar urbano sem comprometer a produtividade”, indica, citado em comunicado, Mark Harvey, director do programa Urban Electrified Van.

Os novos veículos visam uma autonomia de condução com emissões zero de 50 quilómetros e utilizam um motor a gasolina EcoBoost de 1.0, oferecendo uma capacidade total superior a 500 quilómetros. Algumas das conclusões dos testes em Londres serão aplicados na versão de produção da Ford Transit Custom Plug-In Hybrid, que será lançada no mercado no fim deste ano.

Os próximos testes, que terão lugar em Colónia e Valência, irão fornecer dados de diferentes mercados, cidades e tipos de clientes, envolvendo uma combinação de furgões Transit Custom Plug-In Hybrid e do novo Tourneo Custom Plug-In Hybrid de transporte de passageiros.

A Ford anunciou recentemente que, em 2021, a sua gama de veículos comerciais electrificados integrará um novo modelo Ford Transit 100% eléctrico. A marca é líder do mercado de veículos comerciais na Europa. As vendas da gama Ford Transit cresceram 11,8% no primeiro trimestre de 2019, face ao período homólogo do ano passado, totalizando 81 700 unidades.

 

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