A crescer 115% enquanto o mercado recua 3%, a Ford Trucks fechou o primeiro quadrimestre no terceiro lugar do ranking nacional de vendas de camiões, liderado pela Volvo.
A Ford Trucks, a mais “jovem” marca no mercado nacional de camiões, matriculou nos primeiros quatro meses do ano 170 camiões, o que compara com os 79 de há um ano, e com isso mais do que dobrou a sua quota de mercado para os actuais 12,4%.
Em Abril, a marca da oval contabilizou 46 matrículas (+109%). Melhor só fizeram a Volvo e a Mercedes-Benz, com 65 e 62 matrículas, respectivamente.
Em Abril, o mercado nacional de pesados de mercadorias recuou 9,6% em termos homólogos, com 312 vendas registadas. A MAN foi a marca mais castigada, com uma quebra homóloga de 85% e apenas oito matrículas. A Renault Trucks caiu 53% para 16 vendas, a Fuso recuou 36% para sete, a Iveco 14% para 32 e a Mercedes-Benz 6%.
Em alta destacaram-se a Ford e a Volvo (+55%). A DAF avançou 9% para 24 vendas e a Scania manteve as 41 do mesmo mês de 2021.
No total do prrimeiro quadrimestre, o pódio replica o de Abril, com a Volvo na frente, com 286 matrículas (+54%), com a Mercedes-Benz agora um pouco mais longe, com 220 (-23,9%) e a Ford logo a seguir, com uma matrícula à maior sobre a Scani8a (+54%).
Uma matrícula separa tambémn a DAF (126) da Iveco (125), sendo que a primeira perde 28% em termos homólogos e a segunda ganha 5%.
Em clara perda estão a Renault Trucks (110, -31%), a MAN (77, -61%) e a Fuso (42, -22%).
Nos primeiros quatro meses de 2022 matricularam-se em Portugal 1 369 pesados de mercadorias, menos 3% que os 1 413 registados há um ano.