Pela primeira vez, a Ford foi a marca de camiões mais vendida em Portugal. Aconteceu em Julho, mês em que o mercado cresceu 49,2%.
A Ford matriculou 82 camiões, multiplicando por dez o resultado de há um ano, e alcançou pela primeira vez – em três anos de presença no mercado – a liderança das vendas de pesados em Portugal.
Com este resultado inédito, a marca da oval azul voltou a assumir o terceiro lugar do ranking nacional, agora no acumulado dos primeiros sete meses do ano, só superada pelas “históricas” Volvo e Mercedes-Benz.
Em Julho, matricularam-se em Portugal 355 pesados de mercadorias, de acordo com os dados divulgados pela ACAP.
Atrás da Ford colocaram-se a Volvo com 63 registos (+270,6%), a Mercedes-Benz com 55 (+57,1%) e a Renault Trucks com 47 (+74,1%).
Ao invés, a Scania contou apenas 26 matrículas (-52,7%), a DAF 18 (-37,9%) e a Ivco 17 (-5,6%). A MAN repetiu os 18 registos de há um ano.
Com a subida de Julho, o mercado nacional de camiões recuperou um pouco das perdas acumuladas. Em sete meses somou 2 307 matrículas, menos 8,1% do que no período homólogo de 2021.
Entre as principais marcas, apenas a Volvo, que lidera com 486 registos, a Ford e a Scania, quarta com 283 matrículas estão em terreno positivo (+64,7%, +165,5%, +1,1%, respectivamente).
A Mercedes-Benz é segunda no ranking, com 349 vendas, mas perde 21%. A Renault Trucks é quinta com 235 (-30,1%), à frente da Iveco com 194 (-11,4%), da DAF com 177 (-25,3%) e da MAN com 111 (-73,1%).