A Ford iniciou a produção de uma caixa automática de 10 velocidades para a Transit, nas variantes com tracção traseira com motor diesel EcoBlue HDT 2.0 de 170 cv.
A transmissão automática de 10 velocidades destina-se, segundo a Ford, a aplicações em furgões de entrega de mercadorias, veículos de emergência e autocaravanas, bem como nas versões minibus de 15 e 18 lugares. Quando equipada com a caixa automática de 10 velocidades, a Transit oferece pesos brutos 3 500 kg e 4 600 kg, opções de rodado traseiro simples ou duplo e está disponível em versões chassis-cabine e minibus.
A Ford indica que o peso bruto total máximo de 6 100 kg é “ideal para operadores das indústrias de construção, serviços ou eventos que frequentemente necessitam de rebocar equipamentos”. A caixa automática de 10 velocidades permite ao Transit rebocar até 2 800 kg.
O construtor destaca ainda a eficiência de combustível desta caixa associada ao motor diesel 2.0 de 170 cv. Com pesos de referência entre 2 380 kg e 2 610 kg, a Transit com caixa automática de 10 velocidades tem, de acordo com os dados da marca, consumos e emissões de, respectivamente, 11,6 l/100 km e 305 g/km (WLTP).
Vinte tecnologias patenteadas
Um Solenoide de Acção Directa com Moldagem Integrada da Ford (CIDAS – Casting-Integrated Direct Action Solenoid, no original) é uma das 20 tecnologias patenteadas durante o desenvolvimento desta transmissão. Esse solenoide aumenta a precisão da pressão da embraiagem e reduz o tempo de curso para possibilitar passagens de caixa mais rápidas e suaves, resultando numa maior transferência de binário para a estrada e durante mais tempo, aliviando o esforço de utilização em condições de trabalho mais exigentes. Isto também significa que os condutores utilizam menos o acelerador para obter a mesma performance.
Realce ainda para o fluido de transmissão de baixa viscosidade, igualmente patenteado, que reduz o atrito interno e aumenta, ainda mais, a eficiência de consumo, ao mesmo tempo que reduz o desgaste dos componentes e elimina a necessidade de programar as mudanças do fluido. Uma bomba de caudal variável altera o débito de acordo com as necessidades, diminuindo as perdas parasitárias e melhorando o requinte do veículo. A embraiagem simples de alta velocidade também reduz, de um modo significativo, as vibrações e a aspereza durante as passagens de caixa a baixa velocidade, beneficiando os utilizadores que efectuem turnos mais longos de condução.