A Ford acrescentou equipamentos de protecção contra a Covid-19 à gama de acessórios oficiais para os modelos Transit e Tourneo.
As barreiras foram desenvolvidas para permitir o distanciamento físico entre os ocupantes das viaturas. Os escudos destinados às versões furgão e de passageiros da Transit, bem como para a Transit/Tourneo Custom, serão disponibilizados, em breve, em concessionários Ford. Mais tarde, haverá barreiras semelhantes para as Transit/Tourneo Courier e Connect.
Estes equipamentos foram desenvolvidos para operadores como transportes públicos, escolas e aluguer de transportes privados. São, de acordo com a Ford, compatíveis com dispositivos de segurança, incluindo os airbags.
Os escudos impermeáveis são feitos de plástico de cloreto de polivinil (PVC) com umas correias que simplificam a instalação e podem ser higienizados como parte dos procedimentos de desinfecção interior dos operadores. As ventosas removíveis são fixadas ao interior das janelas para fornecer pontos de fixação para as correias, que também são fixadas aos acessórios existentes na cabine. “Os clientes podem posicionar rápida e facilmente, ajustar e remover os escudos sem precisar de modificar o interior, e o seu design permite que os escudos sejam acomodados para armazenamento”, indica a marca.
Uma vez instalado, o escudo não condiciona o conforto do passageiro, espaço interior ou a correcta operação do sistema de aquecimento e ventilação. O material em PVC transparente ainda permite visibilidade e os passageiros podem ouvir-se e ver-se uns aos outros como habitualmente.
Os escudos podem ser ajustados para oferecer quatro configurações separadas, dividindo a cabine da frente para a de trás e da esquerda para a direita, conforme desejado, para oferecer a configuração ideal aos requisitos de cada operador. As localizações de fixação são entre motorista e passageiros da frente, atrás dos bancos da frente para dividir o resto do interior da cabine, entre condutor e passageiros da frente e entre bancos da frente e atrás do motorista e passageiro da frente e entre a segunda fila de bancos.
“Operadores de veículos comerciais tem enfrentado em 2020 desafios sem precedentes e têm-se adaptado às novas normas enquanto continuam a disponibilizar serviços vitais à comunidade e economia”, indica, citado pela assessoria de imprensa, Owen Gregory, director de pós-venda veículos comerciais da Ford Europa.
“Os nossos novos escudos de protecção trazem um suporte adicional aos nossos clientes para que possam continuar a operar em circunstâncias desafiantes, ao oferecer a condutores e passageiros maior tranquilidade enquanto trabalham e viajam”, acrescenta.