Portugal foi escolhido como primeiro mercado da Europa Ocidental onde a Ford Trucks vai estar directamente representada.
Há largos anos que a Ford não comercializa camiões em Portugal, mas, agora, escolheu Portugal para ser um balão de ensaio para a venda e assistência dos seus veículos pesados na Europa Ocidental.
Esta opção ganha ainda mais relevo, já que a Ford Trucks Portugal é a primeira marca de pesados a entrar no mercado nacional, em cerca de 20 anos.
A Ford Trucks Portugal tem apresentação marcada para quinta-feira da próxima semana (3 de Outubro), em Alverca. Os responsáveis pela marca da oval azul irão aproveitar a oportunidade para fazer o lançamento oficial em Portugal do F-MAX, que foi, recorde-se, distinguido, há um ano, como “Camião do Ano 2019”. A distinção foi anunciada no IAA, Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover.
Desenvolvido pela Ford Otosan, joint-venture turca do grupo norte-americano, o F-MAX foi lançado ao cabo de mais de cinco anos de projecto e testes por uma equipa de 500 engenheiros. O modelo, de acordo com a marca, foi posto à prova em 11 países de quatro continentes, onde foram utilizados 233 protótipos, de que resultaram 15 500 horas de teste no laboratório e cinco milhões de quilómetros percorridos na estrada.
A cabine do Ford F-MAX oferece 2 160 milímetros de altura entre o chão e o tejadilho e 260 mm de ajuste do banco. O motor de 12,7 litros Euro 6 tem 500 cv de potência e um binário de 2 500 Nm, com uma potência de travagem de 400 kw. A transmissão, de doze velocidades e automatizada, é fornecida pela ZF. A função eco-roll e o cruise control adaptativo estão entre os equipamentos de série.