A Assembleia Nacional francesa aprovou uma lei que acabará com a concorrência desleal protagonizada pela P&O e Irish Ferries nas ligações marítimas na Mancha.
A nova lei impõe, entre outras condições, o pagamento de um salário mínimo e tempos mínimos de repouso para os marinheiros contratados pelas empresas que operam na Mancha.
A iniciativa legislativa decorreu das denúncias de práticas de dumping envolvendo a P&O e a Irish Ferries, que tiraram partido da saída da Grã-Bretanha da União Europeia para passarem a contratar marinheiros de países de mão-de-obra barata.
Na memória está ainda a decisão da P&O de despedir 800 marítimos europeus, em Março do ano passado.
No que toca aos descansos em terra, os marinheiros da P&O chegariam a estar embarcados 17 semanas consecutivas.
A partir de agora, o desrespeito do salário mínimo e dos tempos de descanso em terra implicará multas pesadas por cada marinheiro.
Satisfeitos com a nova legislação manifestaram-se já a Brittany Ferries e a DFDS e até a Getlink, que explora o transporte ferroviário de mercadorias sob a Mancha.