A construção de uma ligação ferroviária entre Lyon e Turim, com um túnel sob o Monte Cenis, é uma prioridade de França e de Itália, de acordo com o comunicado saído da cimeira dos dois países, que se realizou em Veneza, na semana passada.

Modalohr

Na cimeira, os ministros das Infra-estruturas e dos Transportes de ambos os países, o francês Alain Vidalies e o italiano Graziano Delrio, assinaram o protocolo em que indicam os custos do projecto, em complemento ao acordo inicial de construção da infra-estrutura assinado em Fevereiro de 2015.

De acordo com ambos os governantes, os dois países estão a trabalhar para terem os acordos para o projecto ratificados pelos respectivos parlamentos até ao fim de 2016. Isso permitirá que seja cumprida a calendarização negociada com a Comissão Europeia.

Alain Vidalies e Graziano Delrio saudaram ainda a inclusão nos orçamentos do Estado de ambos os países do financiamento à manutenção do serviço de transporte de semi-reboques em vagões articulados da Modalohr entre França e Itália. Lançado de forma experimental em 2003 entre Aiton e Orbasano, o serviço vai, agora, adquirir carácter permanente.

 

 

Tags:

Comments are closed.