A nova oferta de TGV “low cost” da SNCF, baptizada de “Ouigo”, deverá estar disponível a partir de Abril do próximo ano.
Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS avançou oportunamente, a oferta “low cost” será possível aumentando a lotação dos comboios, reduzindo o nível de serviço e utilizando estações periféricas.
Os TGV “low cost” terão apenas uma classe e a sua capacidade será de 1 200 passageiros/composição, contra os mil lugares da oferta tradicional. Os lugares terão as mesmas dimensões mas haverá menos espaço para bagagens.
Ao nível do serviço, as composições “low cost” não disporão de carruagem-bar.
Uma poupança considerável, de cerca de 30%, será conseguida, segundo a SNCF, com a utilização de estações periféricas para recolher/largar os passageiros. Evitando ir aos centros das cidades, a operadora ganhará tempo mas sobretudo poupará nos custos de utilização da infra-estrutura.
A SNCF aposta em comercializar anualmente cerca de um milhão de viagens a menos de 25 euros. Os TGV “low cost” operarão no eixo Paris-Lyon-Marselha-Montpellier, oferecendo uma verdadeira “ponte” ferroviária, com oito ou nove viagens diárias em ambos os sentidos.
A operadora francesa escusa-se, para já, a confirmar a data de arranque dos novos serviços, mas garante que ocorrerá no primeiro semestre do próximo ano.