O fim do gasóleo profissional é uma das medidas projectadas por Paris para reduzir a quota do transporte rodoviário na movimentação de mercadorias.
O governo francês pretende aumentar a intermodalidade no transporte de mercadorias no país, como medida para reduzir o impacto ambiental da actividade.
As autoridades francesas propõem-se consegui-lo através da redução da quota modal do transporte rodoviário, favorecendo a transferência de mercadorias para o caminho-de-ferro. Para atingir esse objectivo, Paris pretende eliminar o desconto do gasóleo profissional de que beneficiam os transportadores franceses e substituí-lo por auxílios à aquisição de veículos não poluentes.
Por outro lado, está também a ponderar-se a introdução de uma etiqueta para veículos pesados com base nas suas emissões poluentes e obrigar a incluir cláusulas de sustentabilidade ambiental nos contratos de transporte.
A exigência de que os motoristas de camião recebam, a cada dois anos, formação em condução ecológica é outra das medidas em equação.
Em linha com as políticas de responsabilidade ambiental promovidas em outros países da União Europeia, França também tem tentado implementar medidas desde Abril passado para limitar o aumento das emissões de gases com efeito de estufa em 40% até 2030. Estas medidas surgem nesse âmbito.