Os franceses preparam-se para testar uma aplicação semelhante à Uber para o transporte de mercadorias.

Chronotruck

O projecto é de Rodolphe Allard, dono da empresa Transports Houari, utilizador regular da Uber, que se uniu a dois especialistas em tecnologia (David Botvinik e Mathieu Verrecchia) para criar e comercializar a Chronotruck.

Partindo da constatação de que, na Europa, um em cada quatro camiões circula em vazio, a aplicação propõe-se aumentar as receitas dos transportadores e reduzir a factura de transportes dos expedidores com o fim dos intermediários (promete poupanças de até 70%).

Assente na geolocalização dos veículos aderentes, o Chronotruck procura cargas nas suas imediações e atribui os serviços de transporte em tempo real. O negócio acaba sendo feito directamente entre o expedidor e o transportador.

A aplicação, de que a versão “Beta” é o resultado de 18 meses de desenvolvimento, só tem três sistemas semelhantes já em operação e todos nos Estados Unidos: Cargomatic, Transfix e TruckPath.

O Uber dos transportes de mercadorias, como é chamado pelo próprio Rodolphe Allard, está disponível para quase todo o tipo de cargas (dos 0,5 m3 aos 85m3 e dos 50 quilos às 24 toneladas).

Tags:

Comments are closed.