Sem capacidade para responder a todas as solicitações, a Fraport, gestora do aeroporto de Frankfurt, viu-se forçada a impôr restrições aos voos de cargueiros.
A companhia justificou a decisão pelo facto de a BVD, a subsidiária do handling, estar “seriamente limitada” pelos picos de tráfego, alterações de horários e escassez de pessoal em Frankfurt.
No imediato, as restrições às operações de cargueiros aplicam-se às sextas-feiras, sábados e domingos. A Fraport disse estar a negociar individualmente com as companhias o desvio de voos para outros aeroportos, ou o reagendamento das escalas para dias de menos movimento.
Paralelamente, foi suspensa a aceitação de transportes de animais e de mercadorias sensíveis à temperatura até ao próximo dia 10, ao mesmo tempo que a gestora aeroportuária trata de aumentar a capacidade de armazenamento das mercadorias à espera de serem expedidas.
Para fazer face ao aumento do trabalho, a Fraport está a tentar contratar mil funcionários (em acréscimo aos 870 do ano passado). Mas não basta contratar, é preciso dar formação, pelo que o efeito do reforço da mão-de-obra disponível tardará ainda a notar-se.