A Fraport venceu a privatização do aeroporto de Ljubliana, o maior da Eslovénia.
A companhia aeroportuária alemã, que gere, entre outros, o aeroporto de Frankfurt (o terceiro maior da Europa), pagará 177,1 milhões de euros por 75,5% das acções.
Aquela foi a proposta mais elevada que a holding estatal eslovena recebeu, sendo que outro dos interessados foi a francesa Vinci, que, recorde-se, comprou a ANA – Aeroportos de Portugal no ano passado.
O acordo entre a Fraport e o estado da Eslovénia prevê que a empresa alemã lance uma oferta sobre o capital remanescente, o que elevará o investimento total para os 231 milhões de euros.
O analista do DZ Bank, Dirk Schlamp, disse, citado pela “Reuters”, que o preço pago pela Fraport é 20 vezes o valor do EBITDA do aeroporto de Ljubliana, o que, sendo elevado, é comum no sector. “A rentabilidade do aeroporto é boa e não tem nenhum efeito de diluição”, afirmou.
O aeroporto de Ljubliana serve a capital eslovena mas a sua área de influência abrange uma área com quatro milhões de habitantes, que se estende até às zonas fronteiriças da Itália, Áustria, Croácia e Hungria. Além disso, o aeroporto esloveno tem uma tradição de hub para a região dos Balcãs.
No ano passado, o aeroporto de Ljubliana movimentou 1,3 milhões de passageiros (1,2 milhões em 2012).