Frederico Francisco, até há pouco adjunto do ministro Pedro Nuno Santos e coordenador do grupo de trabalho de acompanhamento do Plano Ferroviário Nacional é o novo secretário de Estado das Infraestruturas.
Pedro Nuno Santos saiu mas, tudo indica, a sua política manter-se-á no essencial, a avaliar pelas escolhas dos seus sucessores no Ministério das Infraestruturas. Primeiro, o primeiro ministro escolheu João Galamba para ministro, sendo conhecidas as afinidades entre Galamba e Nuno Santos. Agora, o ministro escolheu para secretário de Estado o adjunto do seu antecessor e um dos obreiros da política do Governo para a ferrovia.
Frederico André Branco dos Reis Francisco, 37 anos, natural de Cascais, licenciado em Engenharia Aeroespacial e doutorado em Física, área em que é professor e investigador na Universidade do Porto, é a escolha para secretário de Estado das Infraestruturas.
Uma escolha que à primeira vista parece improvável, mas que não o será tendo em conta o envolvimento do novo secretário de Estado nos temas das infraestrututras, e em particular na ferrovia. Não por acaso, foi o nomeado por Pedro Nuno Santos para coordenar o grupo de trabalho da acompanhamento do Plano Ferroviário Nacional, uma aposta do ministério para a legislatura e que deverá enquadrar os investimentos nas próximas décadas.