Os fretes do transporte marítimo de contentores à saída da Ásia estão no nível mais baixo dos últimos 16 meses, assinala a Alphaliner. Até ao final do ano a tendência será de estabilização… em baixa.
O SCFI, o índice de Xangai, caiu na semana abaixo dos 1 000 pontos, fixando-se nos 994 pontos, o nível mais baixo desde foi criado, em Outubro de 2009. O frete marítimo à saíde de Xangai para o Norte da Europa e o Mediterrâneo está agora pouco acima dos 2 000 dólares/TEU, muito longe dos mais de 4 000 dólares/TEU de há um ano.
No transpacífico, o frete está pouco acima dos 1 500 dólares para a costa Oeste, e abaixo dos 3 000 dólares para a costa Leste.
A Alphaliner sustenta que a entrada ao serviço de novos navios e o lançamento de mais serviços nos próximos três meses dificultarão a retoma dos fretes pretendida pelos operadores. Que poderão ter de esperar pela época alta.
Este ano, o aumento da oferta de capacidade será particularmente notório no transpacífico, com a Alphaliner a avançar com uma projecção de 14%, claramente acima dos 8,7% previstos para a oferta a nível mundial, e acima também dos 7-8% de crescimento da procura esperados.
O adiamento de algumas entregas de navios, a opção pelo slow steaming e a escassez de contentores que se antevê no mercado não serão, em princípio, suficientes para reanimar os fretes, antecipa a Alphaliner.
Em consequência, este ano, os fretes médios à saída da Ásia deverão cair 30%, relativamente ao nível do ano, nas ligações com a Europa, e ceder 15%, em termos homólogos, nas relações com os EUA, concluem os analistas de Paris.