O tempo passa e a tendência altista dos fretes marítimos de contentores não dá sinais de abrandar, para desespero dos carregadores. Os índices batem recordes.
Pela primeira vez na sua história, o Shanghai Containerized Freight Index (SCFI) superou a fasquia dos 4 000 dólares / TEU.
O SCFI, elaborado pela Shanghai Shipping Exchange, fechou a semana passada nos 4 054,42 pontos (entenda-se, dólares/TEU), tendo subida 3,1% face à semana anterior e completando uma séria de dez semanas de altas consecutivas.
O SCFI, que considera os preços médios no mercado spot, à partida de Xangai para quase todo o mundo (desde logo, Europa, Mediterrâneo, USEC, USWC, West Africa, etc.), quebrou pela primeira vez a barreira dos 3 000 dólares / TEU em Maio último.
O índice foi lançado em Outubro de 2009.
Na mesma linha, o China Containerized Freight Index (CCFI), também elaborado pela SSE, atingiu na semana passada o máximo de 2 771,54 pontos, 2,7% acima do verificado na semana anterior e prosseguindo uma série de 13 semanas em alta.
No China-Europa, a subida foi de 6,1% até aos 4 702, 86 dólares/TEU, enquanto no China-Mediterrâneo o aumento foi de 3,1% para 5 341,5 pontos.