O anúncio do fim do serviço NE5 da CKYH Alliance poderá marcar um ponto de viragem na evolução do mercado do transporte marítimo de contentores entre o Extremo Oriente e a Europa, admitem alguns operadores.
A CKYH Alliance, que agrupa a Cosco, a K Line, a Yang Ming e a Hanjin Shipping, anunciam para o próximo dia 3 de Julho a última viagem do seu serviço comum NE5, entre o Extremo Oriente e a Europa.
A decisão é justificada pelas actuais condições do mercado, com a deterioração dos fretes motivada pela crescente oferta de capacidade e pelo abrandamento da procura.
Outros players de menor dimensão, casos da Wan Hai e da Pacific International Lines, também decidiram já suspender o seu serviço conjunto, optando por contratar capacidade nos navios da Cosco, refere e o IFW.
No mercado spot, as tarifas “all in” do índice de Xangai (o SCFI) continuam a descer, tendo tocado na semana passada os 849 dólares/TEU para uma viagem FE-Europa. Mas no mercado, segundo o IFW, já haverá grandes transitários a oferecer preços de 700 dólares.
Para já, a maioria dos operadores prefere baixar os preços para garantir a ocupação dos seus navios, cada vez maiores. Mesmo assim, a taxa de utilização da capacidade situa-se agora nos 80%-85%.
Se o exemplo da CKYH começar a ser seguido, o número de navios imobilizados por falta de cargas poderá voltar a aumentar, mas também os preços praticados deverão começar a subir.