As companhias de navegação estão a praticar fretes abaixo de zero nas ligações Ásia-Norte da Europa, descontadas as sobretaxas, avisa a SeaIntel.

MOL

De acordo com o mais recente Shanghai Containerised Freight Index (SCFI), os preços da China para o Norte da Europa caíram mais 14,4%, ou 41 dólares (36,5 euros), para um mínimo de 243 dólares (216,3 euros). Tendo em conta que, de acordo com os cálculos da consultora SeaIntel, o BAF médio naquela rota é de quase 300 dólares (267 euros), o preço efectivo fica em -56 dólares (-49,8 euros).

O CEO da SeaIntel, Alan Murphy, consegue, ainda assim, desdramatizar o cenário. Numa coluna de opinião que assinou no “Containerisation International”, publicado no “Lloyd’s List” no último domingo, Murphy salienta que, apesar do SCFI nesta rota ter atingido o valor mais baixo de sempre, o cenário era ainda mais grave quando o preço do combustível era mais elevado.

O mesmo responsável recorda ainda que esta não é a primeira vez que o preço do frete ajustado ao BAF fica abaixo de zero no Ásia-Europa. O CEO da SeaIntel lembra que a primeira vez que isso sucedeu foi em 2009 e que o recorde negativo aconteceu em Dezembro de 2011, quando o preço efectivo do frete caiu até -280 dólares (-249,22 euros) por TEU. Entretanto, voltou a ficar abaixo de zero ao longo de 22 semanas, entre Setembro de 2011 e Fevereiro de 2012 e, mais recentemente, entre Maio e Junho de 2013.

O cenário é preocupante não apenas no Ásia-Norte da Europa. Também o Ásia-Mediterrâneo tem evidenciado descidas. De acordo com o SCFI, o preço baixou 17,7% – ou 67 dólares (59,6 euros) – na última semana, para 312 dólares (277,7 euros) por TEU. Excluindo o impacto de 297 dólares (264,3 euros) do BAF, o preço efectivo fica nos 15 dólares (13,4 euros), um valor que poderia ser ainda pior, devido ao colapso na carga movimentada nos portos russos do Mar Negro.

As tarifas spot cobrem, recorde-se, apenas uma parte da carga movimentada, pois as companhias e clientes negoceiam contratos de três, seis ou 12 meses com tarifas diferentes. Contudo, são usadas como referência para a definição daqueles preços.

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