Os fretes do transporte marítimo de contentores no Europa – Ásia duplicaram no espaço de um ano e continuam a crescer, sublinha Lars Jensen, CEO da SeaIntelligence.
No espaço de uma semana, a avaliar pelo mais recente World Container Index, o frete marítimo entre Roterdão e Xangai subiu 10% comparativamente à semana imediatamente anterior. Face ao período homólogo de 2019, o crescimento atingiu os 116%, nota o analista.
Ao mesmo tempo, no Ásia – Europa os fretes deslizaram 7% e ficaram, assim, apenas 13% acima do registado há um ano. Pode parecer pouco, mas é muito, sublinha o autor, considerando a quebra na procura combinada com a baixa dos preços dos combustíveis.
Com estes movimentos divergentes, o nível de fretes no eastbound atingiu os 74% dos valores praticados no westbound. Muito acima dos 53% que são a relação média verificada nos últimos oito anos.
Lars Jensen lembra que já em 2017 os fretes no Europa – Ásia atingiram os 75% do Ásia – Europa durante cerca de seis meses, e que mesmo em 2015/2016 houve picos de mais de 100% – mas então essa evolução deveu-se sobretudo à quebra nos fretes no westbound, o que não é agora o caso, diz.