Desde Janeiro as cotações no mercado spot caíram 29%. Mas os analistas da BIMCO estimam que a depreciação poderá terminar dentro de poucas semanas.
Transportar um TEU entre Xangai e o Norte da Europa custa agora qualquer coisa como 992 dólares. Menos 27 dólares que na semana anterior. E muito menos que em meados do ano passado.
Os aumentos generalizados de tarifas no início do ano deram lugar a cortes sucessivos nas cotações, à medida que os transportadores têm cada vez mais navios, de maior capacidade, para encher e pouca carga para transportar.
Os números da BIMCO estão em linha com as conclusões da Alphaliner e ambos evidenciam que os fretes no Extremo Oriente-Europa estão agora ao nível mais baixo dos últimos dois anos.
Contudo, a BIMCO deixa um sinal de esperança ao sublinhar que depois de cinco semanas de cortes substanciais o ritmo de quebra dos preços de transporte é agora bastante menor. O que pode indiciar uma estabilização dos fretes dentro de mais algumas semanas.
Ainda assim, alerta o analista da BIMCO, a época alta do terceiro trimestre pode chegar sem que os fretes tenham regressado a um nível sustentável.