Entre Janeiro e Outubro o número de porta-contentores equipados com scrubbers mais do que duplicou, mas actualmente apenas nove estão a ser reconvertidos.
Os números são da Alphaliner. Ao longo dos primeiros dez meses do ano, 395 navios foram equipados com scrubbers, tendo o número total passado de 257, no início de Janeiro, para 652, no final de Outubro.
Dos navios equipados com filtros de partículas este ano, 67 foram construções novas e os restantes 328 reconversões. O pico das reconversões verificou-se, curiosamente, em Março, com 117 navios em estaleiros. Actualmente são apenas nove, além do mais porque os armadores precisam de toda a capacidade disponível para responder à elevada procura à saída da China.
Juntos, os 652 porta-contentores já equipados com scrubbers totalizam uma capacidade de transporte de 5,78 milhões de TEU, 24,4% do total mundial.
A MSC é, de longe, a companhia com a maior frota equipada com os filtros. Mas a campeã dos scrubbers é a HMM, com 80% da sua frota (em termos de capacidade) assim equipada.