A frota mundial de porta-contentores deverá crescer perto de 18%, ou cerca de 4,5 milhões de TEU, até ao final de 2025, prevê a BIMCO.
Nos primeiros sete meses do ano corrente, as entregas de navios porta-contentores totalizaram 1,2 milhões de TEU. Um recorde, refere a BIMCO, e um aumento de 4,3% da capacidade em operação.
No mesmo período, os contratos para novos porta-contentores atingiram os 1,3 milhões de TEU, mantendo a carteira de encomendas no máximo histórico de 7,6 milhões de TEU.
Na verdade, tamanho é o volume de encomendas que as entregas de novos navios deverão atingir este ano os 2,4 milhões de TEU, superando largamente o recorde de 1,7 milhões de TEU. E em 2024 deverão ser 2,9 milhões de TEU, num crescendo que só abrandará em 2025, para quando se prevê a entrada em operação de mais 1,9 milhões de TEU.
Descontados os desmantelamentos dos navios mais antigos (até por força da desadequação às novas regras ambientais), a frota mundial de shipping de contentores deverá crescer cerca de 4.5 milhões de TEU até ao final de 2025, antecipa a BIMCO.
De acordo com a Alphaliner, a frota mundial de porta-contentores celulares representa actualmente uma capacidade de transporte de 27,2 milhões de TEU.