Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Frota de porta-contentores cresceu 4% em 2022

por T&N
02/01/2023
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A frota mundial de navios porta-contentores cresceu 4% ao longo de 2022, em capacidade, para a casa dos 26,4 milhões de TEU, de acordo com os dados da Alphaliner.

Em número, a frota de porta-contentores activos cresceu, de 6 318 navios há um ano, para 6 515 neste início de 2023, ainda segundo os dados coligidos pela consultora.

A MSC, que na viragem de 2021 para 2022 destronou a Maersk Line da liderança mundial por apenas uma décima (17,1% contra 17%, em oferta de capacidade), inicia agora 2023 com uma quota de mercado de 17,5%, bastante acima da sua rival e parceira da aliança 2M, que controla 16,1% da oferta.

A CMA CGM frecha o top 3, detendo agora uma quota de mercado de 12,9%, sensivelmente o mesmo que há um ano (12,7%).

Juntos, os três maiores operadores controlam agora 46,5% da oferta mundial de transporte marítimo de contentores. O top 5 (que inclui também a COSCO e a Hapag-Lloyd) detém 64,3% e o top 10 (com Evergreen, ONE, HMM, Yang Ming e Zim) chega aos 84,2%.

No arranque de 2023, a GS Lines, do Grupo Sousa, mantém-se no top 100 mundial, ocupando o 98.º lugar, com 5 765 TEU de capacidade e seis navios.

MSC com 1,7 milhões de TEU encomendados

No ranking das encomendas, a MSC repete a liderança, mas ainda mais destacada, tendo contratados 124 navios com uma capacidade agregada de 1,7 milhões de TEU(, equivalentes a 37,6% da sua capacidade actual.

A Maersk, por sua vez, tem encomendados apenas 31 navios, com 374 mil TEU de capacidade de transporte, 8,9% da frota actual.

Segunda no ranking das encomendas, a COSCO tem contratados 884 mil TEU (46 navios). Seguem-se-lhe a CMA CGM (689 mil TEU, 81 navios), a Evergreen (490 mil, 51), a ONE (418 mil, 30), a Zim (378 mil, 43), e a Hapag-Lloyd (377 mil, 20), e só depois surge a Maersk.

 

Notícias Relacionadas

Maersk encomenda mais seis navios a metanol
Marítimo

Maersk esmaga previsão de lucros para 2023

08/02/2023
Cargofive e Maeil juntas na digitalização dos transitários
Marítimo

Tráfego mundial de contentores caiu 3,9%

07/02/2023
ONE multiplica lucros no primeiro trimestre
Marítimo

ONE revê em baixa previsões para o final do ano

02/02/2023
A seguir
WLP Transitários, Lda.

MULTICARGO Transportes e Logística, Lda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Suíços anunciam mega-parque logístico em Grândola

Suíços anunciam mega-parque logístico em Grândola

08/02/2023
TAP faz estreia mundial do A330neo

TAP terá perdido 444 milhões com troca de Airbus

08/02/2023
Transtejo lança concurso para carregar navios eléctricos

Transtejo terá quatro ferries eléctricos até ao final do ano

08/02/2023
APSS reconverte rede de iluminação pública para led

APSS reconverte rede de iluminação pública para led

08/02/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade