Domingo, Abril 11, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Marítimo

Frota de porta-contentores cresceu menos

por T&N
28/01/2021
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A frota mundial de navios porta-contentores cresceu, em 2020, ao nível mais baixo dos últimos anos: 2,9% para 23,9 milhões de TEU, segundo a Alphaliner.

Ao longo do ano passado, apenas foram entregues 134 porta-contentores, com uma capacidade agregada de 839 842 TEU. Muito longe dos 1,74 milhões de TEU registados em 2015, lembra a consultora.

Do mesmo modo, as encomendas caíram 29,6%, para 98 navios e um milhão de TEU de capacidade. E valeu, ainda assim, a  “corrida” aos navios de 24 mil TEU que marcou o último trimestre.

Num ano difícil, marcado pela pandemia de Covid-19, a frota de porta-contentores inactivos caiu a pique, 83%, para a casa dos 230 mil TEU.

Os desmantelamentos de porta-contentores, esses mantiveram-se relativamente estáveis face a 2019, tendo-se fixado nos 205 mil TEU.

“Big four” controlam 56% da oferta

Mesmo sem encomendas nem novos navios, a Maersk manteve a liderança do mercado, em capacidade de transporte, com uma quota de 17%, relativa a 4,1 milhões de TEU.

A MSC, sua parceria na aliança 2M, fechou o ano mais perto, com quase 3,9 milhões de TEU e uma quota de 15,9%. E poderá tornar-se número um, com a entrega das novas encomendas.

Praticamente a par, COSCO e CMA CGM detêm, cada, 3 milhões de TEU, que lhes conferem quotas de 12,5 e 12,4%, respectivamente.

A partir daí o fosso alarga-se, com três companhias mais acima do milhão de TEU de capacidade de transporte: Hapag-lloyd, ONE e Evergreen.

A Evergreen detém, precisamente, a maior carteira de encomendas, com um total de 468 mil TEU contratados. Seguem-se-a a MSC com 232 mil TEU, a CMA CGM com 304 mil,  e a COSCO com 276 mil.

Com mais de 100 mil TEU encomendados estão ainda a ONE (174 mil), a Hapag-Lloyd (142 mil), a Yang Ming (141 mil) e a HMM (128 mil).

A Maersk tem encomendados 18 navios, mas com uma capacidade agregada de apenas 46 140 TEU.

 

Notícias Relacionadas

Carteira de encomendas dos estaleiros cai para 2,3 anos
Marítimo

Frota de porta-contentores está a envelhecer

9 de Fevereiro, 2021
Carteira de encomendas dos estaleiros cai para 2,3 anos
Marítimo

Encomendas de porta-contentores “disparam”

6 de Janeiro, 2021
MSC Gulsun bate recorde em Tanjung Pelepas
Marítimo

MSC ameaça liderança mundial da Maersk

16 de Novembro, 2020
A seguir
Lisboa termina o ano a perder 1,5%

Aveiro, Lisboa e Sines no Ship2Iberia

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

            

+ Recentes

Grécia quer privatizar porto de Creta

Grécia quer privatizar porto de Creta

9 de Abril, 2021
Brasil concessiona ferrovia com 537 km

Brasil concessiona ferrovia com 537 km

9 de Abril, 2021
CMA CGM com recorde de contentores cheios

CMA CGM com recorde de contentores cheios

9 de Abril, 2021
Comboios elétricos na Linha do Minho a partir de Março

Linha do Minho com comboios eléctricos dia 25

9 de Abril, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist