As encomendas de navios porta-contentores deverão aumentar este ano e no próximo, até para compensar o envelhecimento da frota, prevê a Braemar ACM.
No arranque do ano, a idade média da frota mundial de porta-contentores era de 13,5 anos. Há dez anos, era de apenas nove anos, sublinha a consultora.

A situação é particularmente greve no segmentos dos navios de menos de 4 000 TEU de capacidade, onde a Breamar ACM conta 880 unidades com 20 anos ou mais. Em 2025, serão 1025. Por isso, é de esperar um forte crescimento de encomendas de navios feeder e regionais nos próximos anos, estima.
No ano passado, foram encomendados 135 novos navios, com uma capacidade agregada de 1,23 milhões de TEU, ou cerca de 90% do verificado em 2019. As encomendas de mega-navios dominaram o último trimestre e empolaram os números, em termos de capacidade.
Os estaleiros chineses garantiram 60% das encomendas, e esse predomínio deverá manter-se, se acordo com a Braemar ACM, principalmente tratando-se dos navios feeders e regionais, acrescenta.
De acordo com as contas da consultora, a frota mundial de porta-contentores cresceu 2,8% em 2020, abaixo dos 3,9% registados em 2019 e aquém dos 3,5% de crescimento médio registado no quinquénio 2016-2020.
Para os próximos quatro anos (2021-2024), a previsão é de um crescimento médio de 2,5%.