A frota mundial de navios superou, em Fevereiro, as 100 mil unidades, segundo a Clarksons Research. São mais e cada vez maiores.
Em Fevereiro, a frota mundial de navios de mais de 100 GT ultrapassou, pela primeira vez, as 100 mil unidades, totalizando 1,4 milhões de GT.
Ao mesmo tempo, a carteira de encomendas atingiu as 3 406 unidades, o que representa um crescimento moderado, mas a Clarksons estima que o ritmo irá acelerar proximamente com a renovação de frotasa. Actualmente, a idade média é de 21,7 anos.
O mundo tem cada vez mais navios, e cada vez maiores. Desde 2066, quando eram 70 mil embarcações, o tamanho médio cresceu 57%. Mais de 90% dos navios que entretanto começaram a operar eram graneleiros, petroleiros ou potra-contentores.
Actualmente, 62% da frota mundial corresponde a cargueiros. Os restantes incluem ferries, cruzeiros, unidades offshorew, rebocadores e dragas.
Pormenor importante: 25% da frota, medida em GT, já corresponde a navios amigos do ambiente; e 29% dos encomendados serão equipados com sistemas bi-fuel.
A Coreia do Sul lidera as construção, com 33% em termos de GT, seguida da China (28%) e do Japão (26%).