No ano passado, o porto do Funchal perdeu mais de 50 mil passageiros de cruzeiros e acabou ultrapassado por Lisboa no ranking nacional do sector.
De acordo com os dados divulgados pela APRAM, em 2016 o porto da capital da Madeira contou 520 176 passageiros (dos quais cerca de 517 mil trânsito), o que representou uma quebra homóloga de 10%.
Ao longo do ano, o porto funchalense recebeu 294 escalas, menos 4,6% que o verificado em 2015, também de acordo com os dados da APRAM.
Ainda assim, a administração portuária da Madeira destaca-se a consolidação do porto do Funchal claramente acima do meio milhão de passageiros de cruzeiros (ainda que longe dos melhores resultados dos últimos anos, quando “ameaçou” os 600 mil passageiros).
Para o ano que agora se inicia as perspectivas são optimistas, sustenta a APRAM, estando já calendarizadas 304 escalas, prevendo-se a estreia de 12 navios na baía do Funchal.
Com o resultado de 2016, o Funchal vê-se ultrapassado por Lisboa como primeiro porto nacional no mercado de cruzeiros.
O porto da capital, recorde-se, cresceu no ano passado 2% em termos homólogos e atingiu os 522 passageiros de cruzeiros. Foi o terceiro melhor ano de sempre e o bastante para chegar à liderança.