Nos primeiros 11 meses do ano o porto do Funchal recebeu mais de meio milhão de passageiros, superando a marca estimada para o final de 2015.
Até ao final de Novembro, o porto madeirense recebeu 500 671 passageiros. Uma”excelente notícia” que representa um ganho homólogo de 27%, sublinha, em comunicado, a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura madeirense.
Em matéria de escalas, o porto do Funchal registou 262 entre Janeiro e Novembro, o que significa um crescimento de 12% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Só em Novembro, de acordo com os dados da Secretaria Regional, o Funchal recebeu 52 escalas de navios de cruzeiro, num total de 85 902 passageiros, o que representou, acréscimos de 41% e de 38%, respectivamente, comparativamente ao mesmo mês de 2014.
No comunicado realça-se ainda que esta “tendência de crescimento é também visível no porto do Porto Santo”, tendo a ilha registado quatro escalas, mais uma que no mesmo período do ano anterior, movimentando 1 856 passageiros, mais 975 em relação aos meses em análise do ano passado.
O governo madeirense sublinha que, com mais de 300 escalas previstas, as perspectivas apontam que o Porto do Funchal vai “conseguir ultrapassar, até ao final do ano, os 550 mil passageiros, aproximando-se, assim, dos valores alcançados em 2012, o melhor ano de sempre”.
“Face a estes resultados, 2015 é encarado, ao nível do turismo de cruzeiros na região, como um ano de crescimento e recuperação”, conclui a nota da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura madeirense.