Duas dezenas de entidades gestoras de sistemas multimunicipais ou intermunicipais de água e resíduos solicitaram ao Fundo Ambiental apoio para a aquisição de 155 veículos eléctricos, anunciou este domingo o Ministério do Ambiente.

Veículos eléctricos

“Somando a estas viaturas as 360 financiadas através de concurso dirigido aos serviços urbanos ambientais (cuja candidatura terminou em Fevereiro), acrescentam-se mais de 500 veículos eléctricos às frotas de serviços ambientais, apenas durante o ano de 2017”, lê-se numa nota do gabinete do ministro João Matos Fernandes.

O Fundo Ambiental é um instrumento de financiamento de políticas ambientais do Ministério do Ambiente que, no final do primeiro semestre deste ano, já tinha comprometidos ou executados 58 milhões de euros, ou seja, 85% do total previsto para projectos em 2017.

De acordo com a tutela, as candidaturas apresentadas por aquelas entidades gestoras prevêem ainda a instalação de 153 pontos de carregamento.

“O total de investimento alavancado, caso se verifique a elegibilidade de todas as candidaturas, é de cerca de 4,5 milhões de euros. Recorde-se que o Fundo Ambiental apoia com 10 mil euros, a fundo perdido, a aquisição de cada nova viatura, quer seja de passageiros ou de mercadorias”, sublinha o Ministério do Ambiente.

Segundo as regras do aviso, lê-se na nota, por cada carro financiado terá de ser abatido um carro a combustão à frota dos candidatos, com o objectivo de evitar “emissões de mais de 220 toneladas de gases com efeito estufa por ano”.

Comments are closed.