Arranca amanhã, sexta-feira, mais um concurso para o co-financiamento de projectos inovadores de mobilidade sustentável na Europa no âmbito do fundo CIVITAS (CIty-VITAlity-Sustainability).
São elegíveis iniciativas nos transportes colectivos de passageiros, na gestão da mobilidade, nos estilos de vida sem carros e no envolvimento público.
Nesta fase, o fundo disponibiliza um total de 80 mil euros. As candidaturas podem ser submetidas por entidades (individualmente ou em grupo) que nunca tenham estado envolvidas em projectos já financiados pelo CIVITAS.
Podem concorrer cidades, empresas, operadores de transportes, universidades, ONG ou outras entidades privadas que trabalhem ou sejam propriedade de autoridades públicas, localizadas em países da União Europeia (e Albânia, Macedónia, Islândia, Israel, Kosovo, Montenegro, Noruega, Sérvia, Suíça e Turquia).
O co-financiamento de até 50% do valor de cada projecto está disponível para diferentes níveis de desenvolvimento dos mesmos: acções que promovam a aquisição de maior conhecimento, como visitas de estudo, workshops ou iniciativas similares; diálogo estrutural entre cidades, que pode incluir intercâmbios de funcionários; estudos de viabilidade, avaliação de processos ou de impactos; e transferência sistemática, isto é, estudos que proporcionem projectos-piloto e a sua implementação.
Na primeira chamada deste ano, realizado em Fevereiro, foram escolhidos 11 projectos – de entre 22 candidaturas – para co-financiamento, num valor global a rondar os 55 mil euros.
As candidaturas ao Fundo CIVITAS decorrem até 31 de Outubro. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas aqui: http://www.civitas.eu/content/second-civitas-activity-fund-call-open-19-september.