O grupo Carlyle (EUA) e a Investec Asset Management (África do Sul) adquiriram participações na J&J Africa, uma empresa de transportes com sede em Moçambique, informaram os dois grupos em comunicado.
Sem divulgar nem a dimensão das respectivas participações nem os valores envolvidos, os grupos informaram que a J&J Africa é uma empresa familiar que transporta adubos e bens de consumo do porto da Beira, na província de Sofala, para países vizinhos como a Zâmbia, o Malawi e o Zimbabué.
Ainda de acordo com o comunicado, a J&J Africa, fundada em 1995, controla uma frota de 800 camiões e vários armazéns, empregando cerca de 1 500 pessoas.
Marlon Chigwende, do grupo Carlyle, é citado no comunicado afirmando que o grupo assumiu uma posição minoritária significativa “que poderá vir a aumentar com o tempo.”
Esta aquisição é o segundo negócio do grupo Carlyle em África a Sul do Saara, depois de em 2012 ter, em conjunto com dois outros investidores, comprado uma participação no Export Trading Group da Tanzânia, igualmente um negócio de base familiar.