O acordo para a fusão da Hapag-Lloyd com a CSAV poderá ser rubricado ainda este mês, avança o “Die Welt” citando uma fonte da companhia alemã. Nascerá assim o quarto operador mundial de transporte marítimo de contentores.
Apesar de algumas divergências entre accionistas da Hapag-Lloyd quanto à posição germânica no capital da futura entidade, as negociações iniciadas em meados de Dezembro estarão a avançar.
A concretizar-se o acordo, a Hapag-Lloyd deverá ficar com uma participação de 70% (há quem defenda 73%) na nova entidade, enquanto a CSAV deterá os restantes 30%. A diferença justifica-se pelas quotas de mercado respectivas mas também, ou sobretudo, pela robustez financeira de cada um dos parceiros. No terceiro trimestre do ano, a Hapag-Lloyd lucrou 22 milhões de dólares, enquanto a CSAV perdeu 46,7 milhões.
A Hapag-Lloyd é actualmente a número seis mundial no transporte marítimo de contentores, em termos de capacidade, com uma quota de mercado de 4,1%, enquanto o Grupo CSAV é 20.º, com uma quota de 1,5%. A operadora resultante da fusão saltará para o quarto lugar do ranking, a uma distância considerável dos três membros da anunciada P3.
Por isso mesmo, o CEO da Hapag-Lloyd por mais de uma vez já afirmou o interesse em prosseguir o esforço de consolidação, desde logo tentando atrair para a fusão a também germânica Hamburg Süd. Uma aproximação foi tentada em 2013 mas não se concretizou.
A Hapag-Lloyd concentra as suas operações no Ásia-Europa e no Europa-América do Norte, ao passo que a CSAV é mais forte nas relações América Latina-América do Norte e América Latina-Ásia.