Mantêm-se os sinais contraditórios sobre a intenção dos operadores de conterem a oferta de capacidade no Ásia-Europa e, logo, sustentarem a recuperação das tarifas.
Na mesma semana em que a G6 Alliance anunciou não ir implementar uma sétima rotação Ásia-Europa (como inicialmente previsto), a Zim e os seus parceiros comunicaram o arranque de uma nova ligação.
Em comunicado, os membros da G6 Alliance disseram que “não vêm melhorias na actual situação do mercado que justifiquem a implementação de um serviço adicional”.
Fundada em Dezembro do ano passado, em resposta ao Daily Maersk, a G6 Alliance opera seis serviços entre a Ásia e a Europa e ainda o Asia-Mediterranean Express Service e o Asia-Black Sea Express Service. O lançamento da sétima rotação Ásia-Europa estava desde início prevista para esta Primavera.
A G6 Alliance integra os membros da New World Alliance e da Grand Alliance: APL, Hapag-Lloyd, HMM, MOL, NYK Line e OOCL.
A decisão de não avançar com o aumento da capacidade foi bem recebida pelos analistas, que nela viram um sinal dos operadores de conterem a oferta e assim manterem a pressão para a recuperação dos preços do transporte.
Entretanto, a Zim (e com ela a Evergreen e a CSCL) anunciou a retoma do Asia-Europe Express Service (AEx2), suspenso durante o Inverno.
A operação será assegurada por nove navios de 8 000-8 500 TEU (três de cada um dos parceiros). A rotação anunciada é a seguinte: Qingdao, Ningbo, Xangai, Xiamen, Yantian, Tanjung Pelepas, Port Klang, Roterdão, Hamburgo, Antuérpia e regresso a Tanjung Pelepas e Qingdao.