O investimento da TCL na primeira fase do terminal de contentores de Ferrol será financiado maioritariamente por entidades regionais da Galiza, de acordo com o relatório semestral da Mota-Engil.
O investimento previsto – em obras de construção e em equipamentos – rondará os 20 milhões de euros. Desse montante, 25% serão fundos próprios da empresa concessionária e “o remanescente será financiado por entidades regionais da Galiza”.
A TCL, concessionária do terminal de contentores de Leixões, foi a única concorrente à concessão do terminal de contentores do porto exterior de Ferrol-San Cibrao. O investimento previsto para a primeira fase permitirá a criação de um terminal com 500 metros de cais, fundos de -20 metros e um terrapleno de seus hectares.
As operações deverão iniciar-se já no próximo ano. A capacidade instalada deverá chegar aos 234 mil TEU/ano, mas as previsões apontam para que os movimentos efectivos se fiquem, para já, pelos 50 mil TEU anuais.
O terminal de contentores de Ferrol, concessionado à Ferrol Container Terminal (controlada a 100% pela TCL) por um prazo de 35 anos, representará um investimento global de cerca de 90 milhões de euros, devendo chegar ao milhão de TEU/ano de capacidade. Desde o seu arranque terá capacidade para operar os maiores navios porta-contentores da actualidade.
A Mota-Engil divulgou entretanto os resultados relativos ao primeiro semestre. Na área da logística, onde predominam as concessões portuárias nacionais, o volume de negócios cresceu 16%, ou 12 milhões de euros, para os 86 milhões.
No mesmo período, o EBITDA dos negócios da logística atingiu os 19 milhões de euros, mais cinco milhões do que há um ano.