A Galtrailer, empresa de Rio Maior, criou um semi-reboque basculante em aço que é tão leve quanto os congéneres em alumínio.

A novidade foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Aveiro e a sueca SSAB, empresa de renome na tecnologia do aço. O semi-reboque é integralmente produzido em aço ultra-ligeiro.

Resultado: uma redução da tara em cerca de três toneladas, com o consequente aumento da capacidade de carga e a correspondente diminuição do número de viagens (e dos custos a elas associados) para transportar a mesma carga. Contas feitas, a poupança poderá chegar aos 14 mil euros/ano, avançam os responsáveis da Galtrailer.

Os primeiros protótipos do novo semi-reboque foram apresentados na Bélgica, no ano passado, e por lá ficaram em testes, junto de clientes locais. As primeiras encomendas, da Bélgica mas também de França, estão agora a ser fabricadas.

Criada em 2007, a Galtrailer exporta mais de 80% da sua produção para cerca de 30 países. O grupo (que integra uma empresa de fabrico de maquinaria agrícola) registou no ano passado um volume de negócios de 12 milhões de euros.

Comments are closed.