No ano em que entrou nos mercados de Espanha e Marrocos, o grupo Garland cresceu 6% em volume de negócios. E para 2015 projecta superar os 100 milhões de euros de facturação.
Em 2014, as receitas do grupo atingiram os 98 milhões de euros. Os resultados “antes de impostos e da distribuição anual de lucros pelos colaboradores aumentaram mais de 24%”, refere o presidente da empresa, em comunicado emitido a propósito.
Já no primeiro semestre de 2015, a actividade manteve o ritmo de crescimento, o que permite estimar a superação da barreira dos 100 milhões de euros.
Para o aumento do volume de negócios contribuiu o arranque do processo de internacionalização. Em 2014, a Ocidenave, agência de navegação do grupo, entrou em Espanha, com escritórios em Barcelona e Valência, e logo com a representação da Melfi Marine.
Resultado: “em Espanha foram já movimentados 10 000 TEU”, adianta a nota de imprensa.
Também em 2014, a Garland estendeu a actividade a Marrocos, em parceria com a francesa Naxco Shipping Logistics, daí resultando a GarlandNaxco Marrocos, que “começou recentemente a trabalhar com empresas líderes no transporte de líquidos e gases para a indústria química”.
A melhoria dos resultados, num ambiente muito difícil, foi conseguida por via do aumento dos volumes e pela contenção dos custos.
No ano passado, o Grupo Garland agenciou 674 navios e encaminhou 195 mil TEU, 946 toneladas de carga aérea, 20 078 camiões internacionais, 155 mil cargas, 317 mil paletes, 2, 798 milhões de pendurados, 2,719 milhões de caixas e 490 mil toneladas, nas suas diversas empresas/unidades de negócio.
Com quase 240 anos de actividade ininterrupta, a Garland é uma das mais antigas empresas portuguesas.